domingo, 25 de setembro de 2011

O Especialista em Cordel, Aderaldo Luciano, recebe homenagem em Pilões.

O Ponto de Cultura História e Estórias de Pilões e a Secretaria de Educação do município, promoveram uma tarde cultural com a presença do cordelista Aderaldo Luciano, no dia 12/09.

Ana Clara Maia - Coord. Ponto de Cultura
A secretária de Educação Iacy Ramalho, o Vice-Prefeito Guilhardo de Castro, e as professoras Maria Helena e Marli, convidaram alunos, professores e ativistas culturais para abrilhantar ainda mais esse momento.

 








Aderaldo Luciano sorteou o livro de cordel “O Pavão Misterioso” entre os alunos.

Em seguida, doou 01 livro para a Biblioteca de uma escola municipal.




O artista plástico Severino Ramos, da cidade de Areia, que mora há muitos anos em São Paulo onde tem ateliê, também esteve presente.


Severino Ramos - Artista Plástico
 O cordelista Baraúna preparou para a ocasião um cordel sobre a vida de Aderaldo Luciano.

A Presidente da Câmara dos Vereadores, Bianca, grande parceira do Ponto de Cultura, também foi prestigiar o poeta Aderaldo.
Aderaldo Luciano é Doutor em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor, poeta, escritor e músico trabalhando com os conceitos fundamentais da poética do nordeste brasileiro. Autor do livro O Auto de Zé Limeira, com poemas musicados e gravados pelo grupo Cabruêra, da Paraíba. Até 2008 foi um dos editores da Revista Confraria, especializada em arte, literatura e filosofia, e editor-assistente do número impresso comemorativo dos 2 anos da mesma. Co-autor dos livros “Violência simbólica e estratégias de dominação: produção poética de autoria feminina em dois tempos" (Editora da Palavra/Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011) e “Quem Conta um Conto – Estudos Sobre Contistas Brasileiras Estreantes Nos Anos 90 e 2000” (Tempo Brasileiro, 2008) ambos organizados pela professora Dra. Helena Parente Cunha. Atualmente é coordenador editorial da Editora Luzeiro LTDA, especializada em Cordel. Coordena o projeto Roda de Cordel - Círculo de estudos sobre o cordel brasileiro, em São Paulo-SP, e Roda de Cordel – leituras, projeto de leitura de cordéis em escolas e comunidades rurais brasileiras. Conferencista brasileiro sobre cordel no Europalia – international arts festival, Bruxelas, Bélgica, em outubro de 2011.





3 comentários:

  1. Muio justa essa homenagem ao meu amigo Bardo, ele merece! Nossa Brejo de Areia devia ja ter feito isso, e não deixar que nosso vizinho municipio de Pilôes tomasse a inicitaiva, mas valeu, parabens ao idealizador dessa abençoada homenagem!

    ResponderExcluir
  2. eu gilberto barauna da silva, conhecido como sargento barauna, cordelista e poéta da cidade de piloes-pb, quero aqui agradecer a nossa secretaria de educação (iacy ramalho), e a presidente da camara de vereadores (bianca) por ter me convidado para fazer parte desta festa de homenagem ao nosso querido aderando luciano da cidade de areia na paraiba-pb, e dizer que fiquei bastante satisfeito por ter feito esta belissima homenegem ao bardo, com o cordel - mine-resumo da vida de aderaldo luciano, obrigadooooooo... adoreiiiiii...

    ResponderExcluir