quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Redescobrindo!


Equipe do Ponto de Cultura faz um levantamento da cultura pilonense

A cidade de Pilões não imaginaria que na normalidade da sua feira livre haveria tanta cultura. Nem mesmo a equipe técnica do Ponto de Cultura História e Estórias imaginaria encontrar esse rico acervo de saberes e fazeres regionais. Nos últimos dias nossa equipe tem feito um levantamento da cultura que há muito tempo estava perdida na história de Pilões. A feira livre foi um dos alvos dessa pesquisa. Nela foi encontrado desde a venda de ervas medicinais, produção de jerérés, cangalhas e utensílios domésticos, até o artesanato popular do balaio, tudo isso feito por mãos pilonenses.
Tendo tudo isso em vista, Pilões poderia passar a ser reconhecida não só por "A cidade das flores", mas também pela história que o Ponto de Cultura desde então vem contando e remontado, como sempre deveria ter sido feito.

2 comentários:

  1. Parabéns a todos vocês que fazem o ponto de cultura! Pelo texto, pela redescoberta do lugar amado. Com Ana Clara Maia de Oliveira, à frente, não poderia ser diferente!

    Janaína Azevedo

    ResponderExcluir
  2. Meninos/as desbravadores dos valores, da alma do lugar, sempre esteve aí, só faltava ser tocada por cada um de vocês. Parabéns pelo texto, parabéns a cada um por protagonizar essa história. Faço minhas as palavras de Janaína Azevedo, também, com essa mestre, visionaria Ana Clara Maia, todos nós vamos longe. Obrigada Ana, por persistir e acreditar, na nossa História, na história de Pilões, que é a história de todos nós paraibanos.
    Vera Simões

    ResponderExcluir