terça-feira, 8 de maio de 2012

Por que um resgate da História?

A importância do resgate histórico cultural do município não só de Pilões, mas de qualquer um outro
     O resgate histórico vem para que todas, ou parte, das pessoas tenham uma conciência e uma valorização dos eventos, elementos, enfim de tudo que realmente tem valor para a História de Pilões.
        Um levantamento do saber e do fazer histórico e dos elementos cuturais proporcina ao agente externo (as pessoas) uma valorização de um espaço que de fato é delas. Esse espaço, no entanto, é por vezes esquecido ou deixado oculto.
        Paulo Roberto, fotógrafo do Ponto de Cultura, diz que "A partir do momento que você tenta ficar ciente das coisas que as pessoas, por muitas vezes desconhecem, ou seja, o saber cultural, acaba se tornando um cidadão melhor e entendedor do seu próprio meio". Paulo salienta que o saber histórico é uma coisa a ser colocada nas escolas, mas que deve, mais ainda  ser praticada na sociedade em geral. 
Nós do Ponto vemos essa necessidade de um resgate maior de uma cultura que está escondida, e que temos certeza que, ainda não morreu e nem morrerá. O nosso trabalho é uma evidente luta, mas que será gratificante.

Mandem suas críticas, dicas e muito mais: historiaeestoriasdepiloes@gmail.com, ou,  historiaeestoriasdepiloes@hotmail.com.

Um comentário: